Ideias práticas para organizar botas e sapatos!

Livre, leve e solto…

O outono chegou e, com ele, o uso mais frequente de botas e sapatos fechados, para poder suportar o friozinho. E no dia a dia, você consegue encontrar com facilidade aquele par de calçados que quer usar ou está tudo uma confusão daquelas no guarda-roupa e na sapateira?

Como vivemos em uma rotina bastante acelerada, temos que lançar mão de todas as estratégias possíveis para não perder tempo. Pensando nisso, listamos algumas ideias práticas para organizar botas e sapatos, inclusive os modelos de cano longo, que muitas pessoas têm dúvida de qual a melhor maneira de guardar.

Na tentativa de “economizar espaço”, muitas pessoas têm o hábito de manter os calçados na lavanderia ou em um cantinho no banheiro. Porém, essa atitude é totalmente desaconselhável. A umidade presente nesses ambientes pode danificar alguns tipos de sapato, pois favorece a proliferação de fungos. Por isso, mantenha seus sapatos, sandálias, tênis e outros calçados em locais secos e arejados.

Além disso, assim que tirá-los do pé, deixe tomar uma fresca de um dia para o outro antes de guardá-lo. Essa prática também ajuda a evitar maus odores.

Ideias práticas para organizar botas e sapatos!

Tudo limpinho

Antes de guardar os calçados, certifique-se de deixá-los limpos, evitando fungos e danos ao calçado. Cada modelo tem um cuidado específico, pois é levado em consideração o tecido e/ou matéria prima do qual é feito o sapato. Portanto, antes de se desfazer da caixa ou etiquetas, fique atenta à qual a maneira indicada de limpeza e manutenção. Sapatos de camurça, por exemplo, não podem ser limpos com água. Antes de guardar os calçados, limpe também os solados e tire o pó com frequência.

Organize-se!

A melhor maneira de guardar seus sapatos vai depender, na verdade, de quanto espaço você dispõe para isso e quantas peças você tem. Mas, de forma geral, o ideal é guardá-los de forma que não amasse ou comprometa sua forma original (evite, por exemplo, dobrar o cano das botas ou amassar os tênis).

como-organizar-sapatos-5

Uma sugestão bastante utilizada é manter os calçados em caixas de acrílico transparentes, dessa forma é possível identificar onde está cada par, sem precisar remexer tudo. Daí, vale a máxima de manter os mais usados na frente, os menos usados atrás. Os saquinhos de tecido com visores transparentes também são boas opções.

Agora que as estações mais frias do ano chegaram, convém deixar sandálias, chinelos e rasteirinhas mais pra trás, pois serão menos usadas.