O Pão, uma paixão Francesa

Paris não e visitada somente por seus famosos Museus, Monumentos e Boutiques de luxo, mas igualmente por suas Padarias, famosas, desejadas e invejadas em todo o mundo.

Visitar as padarias na França é conhecer um pouco mais da cultura do País. Basta viajar um pouquinho para ver as diferentes receitas que existem em cada região. Mas a Baguete é com certeza o denominador comum à todas elas. Não existe refeição sem uma boa Baguete. Em média os franceses consomem 140 gramas de pão diariamente, 51kg por pessoa ao ano.
Para compreender este amor basta visitar uma padaria (“Boulangerie”) artesanal, e sentir aquele perfume de pão fresco assado ao longo do dia que não deixa ninguém indiferente. Prazer para os olhos e paladares.
A pedido de amigos fiz uma lista de minhas padarias preferidas em Paris. Vale lembrar que todo o padeiro tem criações únicas e por isso é impossível listar todas as melhores. Visitando Paris não se limite a um café da manhã no Hotel, visite uma delas e saboreie aquele pão, croissant fresquinho acompanhado de um bom café.
Du pain et des Idées – 34, Rue Yves Toudic, 75010 Um prazer para os olhos e as papilas, não só pelos produtos, mas pela loja que manteve a decoração de 1870. Christophe Vasseur abastece os restaurantes do Chef Alain Ducasse. Todos os pães são maravilhosos, mas o “Pain des Amis” é o mais popular. Um grande pão rustico com um gostinho ligeiramente defumado que como diz o nome é para dividir com os amigos. Um destaque para a massa folhada do croissant e outros, sem dúvidas a melhor de Paris. Um preço um pouco salgado, mas vale cada centavo…

Utopie – 20, Rue Jean Pierre Timbaud, 75011 Criada por dois jovens padeiros que não cansam de inventar novos sabores. Novas criações todos os fins de semana, um destaque para o pão gergelim preto e a baguette com cereais. Também fazem tortas maravilhosas e os preços são muito bons para produtos desta qualidade…

Dominique Saibron – 77, Avenue du Général Leclerc, 75014 Dominique Saibron com certeza está entre os melhores padeiros da cidade. Seus pães perfumados com azeitonas, frutas secas e seus famosos “Tournicotis” (pães de massa folhada com diferentes sabores) são uma tentação…Pain de Sucre – 14, Rue Rambuteau, 75003 Nathalie Robert e Didier Mathray, um duo de choque não só pela beleza de suas criações mais como na associação de sabores. Uma aliança entre a tradição e a gastronomia…Pralus – 35, Rue Rambuteau, 75003 Sem dúvidas o melhor Brioche, a base de amêndoas e avelãs, receita criada em 1955 pelo Auguste Pralus. Perfeito em uma receita de pão perdido afinal dele não se perde uma migalha!

Chambelland – 14, Rue Ternaux, 75011 Com farinhas de produção própria, este é o paraíso para os que sofrem de alergia ao Glúten, mas devido a qualidade e sabor vem conquistando todos os tipos de consumidores. Com uma grande seleção de pães rústicos e bolos, deliciosas tortas completam a oferta da padaria.Para aqueles a procura da melhor Baguete de Paris feita seguindo estritas regras da tradição, todos anos é organizado o concurso da melhor da cidade. Como prêmio o privilégio de servir durante um ano o “Palace de l’Elysée”, a residência do Presidente. Selecionada por profissionais e particulares, o premiado este ano foi Sami Bouattour, Boulangerie Brun – 193, Rue de Tolbiac, 75013.

Se entre um Museu, uma tarde de compras estiver à procura de uma boa refeição, barata e de qualidade, recomendo a visita de uma das inúmeras padarias da cidade. Porém certifique-se que a padaria é artesanal, muitas vezes indicado nas fachadas, pois o número de padarias servindo produtos industrializados tem crescido. Todas oferecem formulas para o almoço que incluem sanduiche, sobremesa e bebidas por preços muito atrativos e qualidade garantida. Em dias de verão é a solução perfeita para um piquenique nos maravilhosos parques e jardins, um programa perfeito na Cidade Luz!